Conheça o Euskara – A Misteriosa Língua Falada Na Espanha
A maioria das línguas faladas na Europa são de origens indo-europeia, ou seja, uma família composta por diversas centenas de línguas e dialetos, que inclui as principais línguas da Europa, Irã e do norte da Índia, além dos idiomas predominantes na Turquia e na Ásia Central.
A maioria das línguas faladas na Europa são de origens indo-europeia, ou seja, uma família composta por diversas centenas de línguas e dialetos, que inclui as principais línguas da Europa, Irã e do norte da Índia, além dos idiomas predominantes na Turquia e na Ásia Central.
O basco (ou como é chamado no País Basco, euskara) falado no norte da Espanha e sul da França não pertence às línguas indo-europeias e por isso é um desses casos com origem desconhecida e segurando debate aberto. Como é frequentemente o caso, a política tem alguma influência sobre a língua. No entanto, o caso do País Basco tem uma conotação política diferente do que tem o catalão em relação ao Espanhol.
A origem da língua tem uma importância inegável em dar raízes para todos os povos, e naturalmente, o euskara (nome da língua basca em basco). A presença de uma língua que não tem parentesco com os vizinhos aumenta o interesse e levou a uma ampla historiografia linguística.
Um dos conceitos aceitos é que basco tem uma origem anterior à chegada dos romanos à Península Ibérica e em algum momento foi cercado por língua com um maior grau de parentesco, o que não sobreviveram a influência linguística trazida o Império Romano. Muitos estudiosos apontam a traços de parentesco entre a língua basca e as línguas urálicas (faladas ao redor dos montes Urais, na Rússia, onde há a fronteira psicológica entre Europa e Ásia.
Mas não só a origem da linguagem nos dá informações. Note-se que , como a língua basca, a diferenciação social teve uma grande influência. Assim, áreas tradicionalmente rurais que eram dominadas por falantes de basco, enquanto nos centros urbanos e especialmente, as suas elites usado mais o castelhano.
Mas esta distinção se desapareceu com o tempo e agora é possível encontrar uma grande riqueza de uma língua tão especial.
Durante o governo ditatorial de Francisco Franco, a língua basca, assim como outros idiomas e dialetos falados em diferentes regiões na Espanha haviam sido proibidos. Isso colocou essa língua (assim como as outras) em um grave risco de extinção. Entretanto hoje, a existência de escolas bilíngues também muitas ações que buscam a preservação da cultura local fazem do basco um idioma vivo e falado por muitos, e não somente presente em placas, sinais e museus, porém falado por crianças e adultos, como na TV, imprensa e rádio.
Aprenda um pouco da língua
Se você vai viajar para a Espanha, ou para o País Basco e não quer aprender o euskara, faça um teste de nível com a Listen & Learn