Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

E Quando Chega o Momento de Aprender Uma Segunda Língua? O Que Fazer?

A aprendizagem simultânea de duas línguas tem efeitos muito positivos sobre as habilidades cognitivas de um filho. A atenção de energia, a capacidade de alternar tarefas mais rapidamente e predisposição a aprender outras línguas são fatores perceptíveis desde a infância, ou seja, promove a mentalidade de otimização de tempo e de estudo de cada um.

A aprendizagem simultânea de duas línguas tem efeitos muito positivos sobre as habilidades cognitivas de um filho. A atenção de energia, a capacidade de alternar tarefas mais rapidamente e predisposição a aprender outras línguas são fatores perceptíveis desde a infância, ou seja, promove a mentalidade de otimização de tempo e de estudo de cada um.

Cada língua transporta para além dos sons que ouvimos ou vemos alguns sinais de que uma construção verbal do mundo, de uma interpretação do que nos rodeia seja de diferente interpretação para um de nós. A criança bilíngue aprende mais facilmente uma terceira língua. No entanto, devemos perguntar quando introduzir essa terceira língua na sua vida. Um dos quesitos naturais é quando a criança é exposta naturalmente a duas línguas, como por exemplo: quando o pai é americano e fala inglês e a mãe é argentina e fala o espanhol, sem dúvidas ela aprenderá os dois idiomas ao mesmo tempo. Mas se é algo que planejamos artificialmente e que a criança não está imersa no contexto das duas línguas, o melhor é esperar para agendar a introdução de uma terceira língua.

ççç

Além disso, uma pergunta a ser feita é: como você aprende uma segunda língua? Assim como a primeira. Imersa em situações de comunicação, a criança ouve, imita e lentamente vai construindo a sua própria língua em ordem. Primeiro ela passa a escutar e memorizar os sons de cada língua; e entre quatro e seis meses, este bebê será capaz de distinguir quando se comunicar com as outras pessoas em diferentes idiomas, observando a posição da boca, muitos não sabem, mas eles imitam mesmos sons.

Por outro lado, as condições para a aquisição de uma segunda língua para as crianças requer que seja iniciado quanto mais cedo melhor, porque diferentemente dos adultos, as crianças possuem uma percepção de aprendizado mais evoluído em relação aos adultos. As crianças devem começar com a segunda língua logo que é possível, seja pela prática, tendo pais de diferentes nacionalidades, seja num escola de idiomas e se isso ocorrer alguns critérios deverão ser cumpridos, tais como: a quantidade de horas. Para alcançar níveis nativos na língua, a criança está sendo exposta a estímulos linguísticos de muitas horas de classe fazendo parte de sua rotina. Se este não adquiriu a sua primeira língua completamente até cerca de doze anos, necessitará de apoio especializado para tal fim, seja de psicólogo, psicopedagogo, etc. Sem falar na intensidade: O contato com outro idioma é eficaz quando permeia a vida da criança. Então, quando não se aprende em casa, são programas de imersão que lhe proporcionarão habilidade.

E, por fim, a necessidade ou desejo de se comunicar latente. A aquisição de uma outra língua dependerá do desejo de se comunicar com o outro e a necessidade para isso. As crianças aprendem a falar uma língua para se comunicar com os seus amigos, pais, colegas, família, etc. Caso seja essa a sua perspectiva para o futuro do seu filho, procure uma escola bilíngue, caso não sejam nativos, é uma ótima escolha e favorece o mergulho nesta nova empreitada. T

Ter duas línguas nos dias atuais é questão de necessidade, e para que você comece a falar um novo idioma, entre em contato conosco ou faça um teste de nível online e gratuito no idioma que você já possui algum conhecimento.